Home-office ajuda o departamento Societário?
Advogar em home-office não é mais nenhuma novidade. Esse processo que já vinha acontecendo com a chamada advocacia 4.0 - orientada para e pela tecnologia - acabou acelerando muito em decorrência da pandemia.
Mas e quanto aos profissionais responsáveis pelo departamento societário das empresas? É possível que esses também exerçam o seu trabalho em home-office? Até pouco tempo atrás, certamente a resposta seria não. Afinal, não seria nenhum pouco aconselhável permitir que os profissionais saíssem com os seus livros societários debaixo do braço. Imaginem só o transtorno caso extraviasse um livro de registro ou transferência de ações, por exemplo.
Ok, então quer dizer que as assembleias e reuniões podem ser realizadas de forma 100% digital, com os acionistas, diretores e conselheiros participando, deliberando e votando à distância, dos quatro cantos do mundo, mas os advogados e/ou contadores que cuidam do societário precisam se deslocar até a sede da empresa para atualizarem os seus livros sociais físicos? Não mais!
Com a edição da IN nº 82 do DREI, que entrou em vigor em 21 de junho de 2021, além das alterações introduzidas pela Lei nº 14.195/21 nas Leis nº 5.764/71 e nº 6.404/76, os novos livros societários devem ser exclusivamente digitais.
Assim, graças às atualizações legislativas e às ferramentas tecnológicas hoje disponíveis, o departamento societário também está apto para trabalhar no modelo home-office. Mas como?
Atualmente, existem no mercado diversas plataformas e aplicativos que permitem a realização de videoconferências, gestão de governança e, por fim, para efetivamente possibilitar a transformação digital do departamento societário, a Societário Digital desenvolveu a ferramenta que faltava ao setor: uma plataforma de gestão de livros societários digitais.
Trata-se de um importante e necessário avanço, afinal estamos no século XXI, vivendo o início da chamada era da “Sociedade 5.0”, que tem por principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções tecnológicas inteligentes.
Dessa forma, os profissionais encarregados do departamento societário das empresas podem, também, trabalhar em home-office ou de qualquer lugar, basta que tenham um bom equipamento, uma boa conexão com a internet e utilizem as ferramentas certas.
A possibilidade de trabalho remoto ou híbrido é uma tendência que, independente de pandemia, reflete em qualidade de vida, motivação, economia de recursos e tempo e, pode sim, aumentar a produtividade e os resultados.
Para isso, é crucial que os profissionais dos departamentos societários aprendam a utilizar a tecnologia ao seu favor. A implementação de uma plataforma de gestão de livros societários digitais desenvolvida especificamente para resolver esse problema é uma ótima alternativa.
Se interessou? Então que tal falar com um de nossos especialistas?