Tecnologia jurídica: o que é, quais as mais usadas e por que investir
Se você acha que a tecnologia surgiu junto com as máquinas, está completamente enganado. Tudo aquilo que é produzido para facilitar a nossa vida é uma tecnologia, e os primeiros instrumentos criados para essa finalidade é de cerca de 2 milhões antes de Cristo. O machado e a lança, por exemplo, surgiram para caça e defesa.
Mas, afinal, qual a definição de tecnologia? De maneira bem simples, podemos dizer que é o conjunto de instrumentos e técnicas que nos auxiliam na solução de problemas. E no mundo dos negócios, como o jurídico, ela traz eficiência, reduz custos, minimiza erros e consegue nos mostrar como utilizar, da melhor forma possível, cada recurso que temos disponível. E se você está em busca de mais informações sobre a tecnologia no mundo jurídico, quais as vantagens, benefícios, e muito mais, então continue lendo esse conteúdo.
O que é tecnologia jurídica?
Desde que os computadores e a internet entraram na vida das pessoas e empresas, a tecnologia digital está presente. Ou seja, se focarmos no setor jurídico, podemos dizer que são diversos softwares e apps criados exclusivamente para facilitar o dia a dia de profissionais de Direito, escritórios e departamentos jurídicos de empresas, de micro a grande porte.
Usar a tecnologia jurídica traz diversas vantagens para ambos os lados – empresa/profissional e clientes, como agilidade (redução de burocracias, busca rápida por processos, informações etc.), redução de custos, eficiência em cada atividade, melhoria na gestão de processos e da equipe, mais assertividade, e muito mais!
Outra grande vantagem do uso da tecnologia jurídica é que não é preciso acessar as informações apenas no escritório. Com a pandemia de Covid-19, onde a grande maioria da população mundial se viu obrigada a trabalhar de suas casas da noite para o dia, literalmente, quem já utilizava recursos tecnológicos – como cloud – se viu na vanguarda em comparação às empresas que precisaram se adaptar rapidamente. O uso de softwares de armazenamentos fez com que os escritórios pudessem ir com os profissionais para qualquer lugar.
Quais são as tecnologias mais buscadas e utilizadas?
Atualmente existem diversos sistemas e softwares no mercado. Por isso, destacamos alguns dos mais buscados e utilizados por escritórios e empresas, principalmente na área jurídica:
- Análise de dados de relatórios
Facilitar a coleta, a organização e a análise de dados é a função principal desse sistema. Com isso, a elaboração de relatórios com todas a informações necessárias, utilizando gráficos e fluxogramas, por exemplo, é bem mais prática e precisa.
- Controle financeiro
O controle financeiro é essencial para manter qualquer empresa em atividade. E, para isso, é fundamental saber os recursos que entram e saem do caixa para, assim, manter o planejamento financeiro nos trilhos. Esse sistema também elabora relatórios para facilitar esse controle.
- Customer Relationship Management (CRM)
Utilizando ferramentas de CRM, é possível melhorar o relacionamento com o cliente e prospects, mantendo-o sempre informado, de maneira automatizada, já que contém todos os registros importantes e autorizados por eles (de acordo com a LGPD), além das últimas interações realizadas – seja via e-mail, Whatsapp ou telefone.
- Gestão de processos
Como o próprio nome já diz, com ele é possível gerencias cada etapa dos processos para que as atividades sejam realizadas com mais agilidade, eficiência e assertividade para, assim, atingir os melhores resultados.
- Jurídico
Software que traz módulos com diversas funcionalidades integradas, como clientes, registro financeiro, gestão de informações, controle de processos, entre outros.
- Livros Societários Digitais
Ao implementar essa ferramenta, a empresa não apenas se adequará à nova legislação, como também tornará a gestão dos seus livros societários muito mais prática, eficiente e segura. A Societário Digital foi a primeira empresa no Brasil a criar essa solução e por isso se tornou referência. Fale com um dos nossos especialistas.
Vale a pena investir em tecnologia jurídica?
O investimento em tecnologia jurídica já deixou de ser apenas um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade, independentemente do porte do escritório e/ou empresa. Citemos alguns dos principais benefícios:
- Redução de tempo;
- Agilidade na busca de informações;
- Rapidez na resolução de problemas;
- Redução de custos, principalmente em relação ao profissional;
- Assertividade e eficiência;
- Maior gestão de pessoas, projetos etc.
Sabemos que tudo há um custo, e nem sempre está (ou esteve) no planejamento financeiro da empresa. Infelizmente não há como cravar um valor que será gasto. Tudo dependerá de quais softwares a sua empresa precisa, quantos usuários terão a permissão de acessar esses sistemas – seja por aplicativo ou via web –, se será necessário atualizar, se precisará ter suporte de especialistas externos, e por aí vai.
A tecnologia jurídica veio para ficar. Então, se a sua empresa ainda não utiliza, converse com os seus pares e veja como ela trará muitos benefícios para o dia a dia.
Gostou desse conteúdo? Então deixe um comentário e compartilhe!