Governança corporativa e compliance: o guia para Sociedades Empresárias
Crescer a empresa com responsabilidade ambiental, social e corporativa (ESG) é o principal objetivo de organizações atualizadas e conscientes dos objetivos sociais. Governança corporativa e compliance existem para ajudar nessa missão. Se em sua empresa, o propósito do trabalho transcende o objetivo de apenas maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação, este artigo é para você.
Descrevemos um guia de governança corporativa e compliance para Sociedades Empresárias com o propósito de ajudar no direcionamento e nas ações das empresas, trilhando o início do caminho de boas práticas e fatores importantes para o impacto social.
Para conseguir ir além do trabalho corporativo e causar impacto social é necessário implantar a governança corporativa e compliance de forma sólida na organização.
Você sabe o que é governança corporativa e compliance?
De modo geral, governança corporativa e compliance envolvem a ética com a qual a empresa pratica suas atividades e se relaciona com todos os atores que a compõem, como fornecedores, funcionários e a sociedade em si. É o eixo principal de todas as relações nas quais a empresa opera, sejam internas ou externas.
É por este motivo que governança e compliance se fazem tão necessários, pois os indivíduos que participam das operações da empresa, seus processos, documentos e condutas precisam estar alinhados com as boas práticas de ESG para que ocorram de forma a devolver à sociedade benefícios maiores, além do trabalho corporativo.
Um programa de compliance garante que a empresa empregue procedimentos de integridade. Isso significa que existirão mecanismos de prevenção de riscos, enquanto a governança corporativa envolverá outras práticas além do compliance, atuando sobre pontos sensíveis como governança do setor de TI (Tecnologia da Informação), prestação de contas, direcionamento dos sócios, fundadores e diretoria, entre outros.
Ou seja, a governança corporativa funcionará no sentido de gestão do negócio, objetivando principalmente a eficiência e a transparência aos acionistas, colaboradores e ao mercado.
De outra banda, os programas de compliance servirão como uma ferramenta de otimização da governança corporativa, protegendo-a de riscos e muito mais.
Logo, saber que uma empresa possui governança corporativa é um sinal de valor e segurança que pode atrair investimentos e aumentar a reputação do negócio.
Já ficou claro que governança corporativa e compliance são institutos diferentes e ainda que sejam mais utilizados por grandes sociedades empresárias, podem ser aplicados a qualquer tipo de negócio.
E por onde começar na sociedade empresária?
Essa é uma das muitas dúvidas que os grandes empresários possuem durante a condução das organizações. No início é recomendado organizar a governança corporativa e compliance do societário. Organizando as pautas de reuniões, atas de conselhos e assembleias, mantendo a documentação em conformidade com as melhores práticas atuais, ou seja, digitalmente com segurança a agilidade.
É por esta razão que advogados do ramo societário geralmente são essenciais ao longo de toda a construção da estrutura do negócio e se tornam indispensáveis dentro das grandes corporações, podendo evitar qualquer tipo de vulnerabilidade e minimizar as chances de eventuais problemas societários.
Sugestiona-se, ainda, o desenvolvimento de códigos de conduta e ética, procedimentos e manuais de treinamento, atividades e orientações capazes de proteger a imagem da sociedade empresária, além da dissipação das bases que instruem a organização: valores, visão e missão, entre outros.
Tudo isso leva tempo e necessita seguir uma linha de raciocínio pré-definida e de acordo com os preceitos da empresa. Isso sem considerar a necessidade de experiência de mercado e conhecimentos técnicos em diversas áreas jurídicas.
Chame o seu advogado societário e aproveite os recursos oferecidos pela Societário Digital para lhe ajudar nessa jornada e ter sucesso na governança corporativa e compliance da sua empresa.